ITIL

ITIL é uma sigla para Information Technology Infrastructure Library. ITIL é uma série de livros e manuais que o esquema de formação e explicar as práticas que são mais benéficas para os serviços TI (geralmente centrada gerente). A meta do ITIL é para os gestores de ter extremamente elevados padrões em TI valor, bem como a elevada qualidade financeira no dia-a-dia IT operações. ITIL procedimentos são fornecedores independentes e incluem materiais instrucionais sobre infra-estruturas TI, operações e questões ligadas ao desenvolvimento.

Convém notar que a sigla ITIL é uma marca registrada, e os livros incluídos na biblioteca ITIL é protegido como bem.

ITIL tem tido uma longa história de desenvolvimento, e muitos profissionais acreditam que a TI ITIL cresceu fora do amarelo livros, que foram as melhores práticas e orientações que foram usados na IBM durante a década de 1980, no entanto, não foi até o meio da década de 1990 que ITIL tornou formalmente uma biblioteca de melhores práticas TI quadros. A mais nova versão do ITIL (versão 3) está definida para ser lançado em maio de 2007. O ITIL v3 foi antecipado por muitos Profissionais de TI em todo o mundo nos últimos anos. Espera-se que cinco núcleo textos serão embalados na publicação, que incluem: Service Strategy, Service Design, Service Transition, Service Operation e Service Melhoria contínua

O original biblioteca ITIL incluiu diversos livros que abrangeu temas específicos em IT Service Management. No entanto, após a publicação original, os livros na biblioteca cresceu para mais de 30 volumes. Desde 30 volumes pode ser pesado, difícil de ler e digerir e caros para a compra como um jogo completo, a segunda versão da ITIL foi consolidada.

ITIL v2 foi embalado diferente; versão 2 foi vendido em conjuntos que se referem ao processo de diretrizes e incluiu vários aspectos da TI, incluindo aplicações, serviços de TI e gestão. Note-se que os mais populares conjuntos que estão sendo vendidos em ITIL v.2 incluir o conjunto de serviços, especificamente Service Support e Service Delivery. Embora estes dois conjuntos são, de longe o mais popular, a biblioteca ITIL utilizado como um todo é muito abrangente e uma boa base para qualquer negócio utilizando componentes TI hoje.

seguir está uma lista dos livros incluídos no ITIL versão 2:

  1. Introdução ao ITIL: Embora não seja uma das competências essenciais de ITIL, a presente publicação dá ao leitor uma visão global das vantagens, os métodos utilizados e grande variedade de publicações disponíveis na biblioteca ITIL. Este livro introdutório ajuda tanto o indivíduo ea organização adquirir uma compreensão profunda de como ITIL pode ser uma ferramenta valiosa quando posto em acção.
  2. Service Delivery-Parte do IT Service Management Set, o serviço de entrega livro é focado principalmente em ser proativo e olhar para o longo prazo para que as empresas exigem de seus TIC (tecnologias da informação e comunicações) fornecedor para se certificar de que o bom apoio está a ser dado aos seus usuários das empresas. Isto inclui Service Level Management, Capacity Management, IT Services Continuity Management, Disponibilidade de Gestão e Gestão Financeira.
  3. Serviço de Suporte Serviço de Apoio também faz parte do IT Service Management Definir. Este livro é centrado no usuário final das empresas e garantir que todos os utilizadores finais da organização dispor de serviços a executar e completar as suas tarefas em conformidade.
  4. ICT Infrastructure Management-TIC é um acrónimo de tecnologias da informação e comunicações, este manual inclui as melhores práticas para as várias facetas das infra-estruturas TIC, incluindo as TIC concepção, planejamento, implantação, operação e suporte técnico.
  5. Gerenciamento de Segurança de gestão da segurança da ITIL focaliza as melhores práticas e diretrizes para ter certeza que a informação é armazenada de forma segura e protegida contra os riscos de invasão e roubo. No mundo empresarial de hoje, é extremamente importante que os dados sensíveis permanece privada e confidencial.
  6. Perspectivas de Negócios-Este livro detalha as melhores práticas e aborda muitas questões em TI. Este livro tenta facilitar a compreensão em relação a questões fundamentais em TI juntamente com a gestão da qualidade na IS (Information Service) campo.
  7. Application Management-Este conjunto inclui as melhores práticas e orientações a fim de melhorar a qualidade de aplicações de software e suporte destas aplicações através do desenvolvimento de todo o ciclo de vida.
  8. Software Asset Management-Software de gestão de activos é parte da gestão dos serviços de TI e software analisa a forma como deve ser tratado como um activo com valor. Este livro detalha como as empresas podem poupar dinheiro através de políticas e procedimentos que sublinhar usando software expedita.
  9. Planejamento para Implementar Service Management proporciona-negócio com um quadro para analisar e compreender o que é necessário quando institui determinados processos de TI e abordagens. Muitas vezes um CSIP (Serviço de Melhoria Contínua Program) é executado, juntamente com outros livros e disciplinas ITIL.
  10. ITIL Small Scale-Implementação Esta disciplina é utilizada para as empresas com menor ITIL departamentos. Este livro cobre muitas das melhores práticas e diretrizes utilizadas para maiores execução, mas se concentra bem como sobre o importante papel e as responsabilidades dentro de uma pequena unidade e formas de evitar conflitos entre as prioridades ITIL.

Vantagens de ITIL

Existem vários benefícios para o uso da Tecnologia da Informação Infra-estrutura Biblioteca para muitas de suas necessidades comerciais e de TI uma vantagem principal é que, através das orientações e melhores práticas que são ensinadas na biblioteca, sua empresa pode economizar uma enorme quantidade de dinheiro, uma vez implementada.

Outra vantagem do ITIL é que ele vai ajudar o seu departamento TI organizar e gerir diversas disciplinas utilizando um volume global. ITIL é o líder nELE as orientações e as melhores práticas publicações, que foi testado em ambientes do mundo real por mais de uma década e é comprovada para o trabalho.

Desvantagens de ITIL

Embora as vantagens geralmente superam largamente as desvantagens, há um par de críticas que são dignos de nota, incluindo a ideia de que a maioria dos Profissionais de TI ITIL considerar uma abordagem holística de gestão de TI. Embora ITIL é abrangente, a publicação em si mesmo não se considera uma abordagem holística à gestão TI.

Além disso, também há acusações por parte de alguns Profissionais de TI que, após apenas o ITIL, devido à sua aceitação por muitos gestores de TI como a fonte autorizada, na realidade, levou a muitas empresas para saltar soluções pragmáticas para as suas necessidades específicas de negócio. Finalmente, uma outra crítica de ITIL é que, enquanto alguns tópicos são cobertos extensivamente e são de alto valor, outros tópicos podem não receber suficiente atenção com a qualidade a ser desigual em certas publicações.

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