Apoio à Decisão

Um sistema de apoio à decisão é uma forma de modelo de dados e torná-lo com base em decisões qualidade. Tornar a decisão certa no negócio é geralmente baseado na qualidade dos seus dados e sua capacidade de filtrarem e analisar os dados para descobrir as tendências no qual você pode criar soluções e estratégias de. DSS ou sistemas de apoio à decisão são normalmente as aplicações informáticas, juntamente com uma componente humana que pode filtrarem grandes volumes de dados e escolher entre as muitas escolhas.

Embora muitas pessoas pensam de sistemas de apoio à decisão como uma parte de uma empresa especializada, a maioria das empresas, na verdade, este sistema integrado em seu dia-a-dia de actividades operacionais. Por exemplo, muitas empresas constantemente download e analisar dados de vendas, folhas e as previsões orçamentais e actualizar a sua estratégia, uma vez que eles analisar e avaliar os resultados actuais. Decision Support Systems têm uma determinada estrutura de negócios, mas, na realidade, os dados e as decisões que são baseadas em que são fluidos e em constante evolução.

Os principais sistemas de apoio à decisão é coletar dados, analisar e modelar os dados que são recolhidos e depois tentar fazer uma boa decisão ou construir estratégias de análise. Quer computadores, bases de dados ou as pessoas envolvidas geralmente não importa, no entanto, é este processo de tomada de dados em bruto ou não estruturados, contendo, e cobra-lo e depois usá-lo para ajudar a ajuda a tomada de decisões.

É importante observar que, embora computadores e inteligência artificial está no trabalho ou em jogar com os dados, é, em última instância, até para os seres humanos para executar essas estratégias ou compreender os dados utilizáveis em uma hipótese.

É importante notar que o domínio da SAD não tem um modelo universalmente aceito, o que significa que há muitas teorias vying para supremacia neste vasto campo. Por causa de existirem muitas teorias trabalhando no tema da SAD, há muitas maneiras de classificar DSS.

Por exemplo, um dos modelos disponíveis DSS é com a relação do usuário em mente. Esse modelo leva em consideração passiva, ativa e cooperativa DSS modelos.

Sistemas de apoio à decisão que apenas recolher dados e organizá-la efetivamente são normalmente chamados passiva modelos, eles não apontam para uma decisão específica, e que apenas revelam os dados. Um sistema de apoio à decisão realmente ativos dados e processos explicitamente mostra que soluções baseadas em dados. Embora existam muitos sistemas que sejam capazes de estar activo, muitas organizações seria duramente pressionado para colocar toda a sua fé em um modelo de computador, sem qualquer intervenção humana.

Uma cooperativa sistema de apoio à decisão é quando os dados são recolhidos, analisados e, em seguida, é fornecido a uma componente humana que, em seguida, o sistema pode ajudar a rever ou refiná-la. Isso significa que tanto uma componente humana e computador componentes trabalham juntos para avançar com a melhor solução.

Embora o modelo acima SAD aproveita a relação do usuário em mente, um outro modelo popular SAD leva em consideração o modo de assistência, tal como as bases do modelo DSS. Isto inclui o Model Driven DSS, Comunicações Driven DSS, Data Driven DSS, Documento Driven DSS, e Conhecimento Driven DSS.

Model Driven DSS é quando decisores uso estatístico, simulações ou modelos financeiros para avançar com uma solução ou estratégia. Tenha em mente que estas decisões são baseadas em modelos, porém eles não têm que ser dados esmagadora intensiva.

Uma das Comunicações Driven DSS modelos é quando muitos colaboradores trabalham em conjunto para chegar a uma série de decisões para pôr em marcha uma solução ou estratégia. Esta comunicação impulsionada DSS modelo pode ser um escritório no ambiente ou na web.

Um Dados Driven DSS modelo coloca a sua ênfase na recolhidos os dados que são manipulados, em seguida, para se adaptar às necessidades do decisor. Esses dados podem ser interno, externo e em uma variedade de formatos. É importante que, geralmente, os dados são recolhidos e categorizada como uma série temporal, que é uma recolha de dados que constitui uma seqüência, como o diário de vendas, orçamentos operacionais a partir de um trimestre para o outro, os níveis em relação ao ano anterior, etc

Um Documento Driven DSS modelo utiliza documentos em uma variedade de tipos de dados de um texto, tais documentos, planilhas e banco de dados de registros para chegar a uma decisão bem como manipular as informações adicionais para refinar estratégias.

A Knowledge Driven DSS modelo utiliza regras especiais armazenados em um computador ou utilizado por um humano para determinar se uma decisão deve ser feita. Por exemplo, para muitos comerciantes um dia parar de perda limite pode ser visto como um conhecimento impulsionado DSS modelo. Essas regras ou fatos são utilizados a fim de tomar uma decisão.

Você pode olhar também para o âmbito no qual as decisões são tomadas como um modelo de DSS. Por exemplo, uma grande decisão organizacional, departamento ou de decisão único usuário decisão, pode ser visto no âmbito vasto modelo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s