Instalação do PostgreSQL 8.0

1º – Em http://www.postgresql.org/download você pode fazer o download do arquivo compactado contendo o instalador, ele possui aproximadamente 17.5 MB de tamanho.

2º – Descompacte o pacote e execute o arquivo postgresql-8.0.msi.Você vai perceber que há seis idiomas para sua escolha (Inglês, Alemão, Francês, Sueco, Turco e Português (Brasil)).

3º – Na janela seguinte, você terá as opções de instalação. Aconselho que os módulos de Database Server e de User Interface fiquem habilitados.

4º – Se você desejar que o PostgreSQL seja instalado como um serviço no Windows habilite o checkbox “Install as service”. Aqui vem uma das partes mais críticas da instalação, que é relacionado a colocação do usuário que vai rodar o serviço. Esse usuário não é um usuário do SGBD, mas sim do próprio Windows. Este usuário não pode ser administrador e também não pode ser um usuário sem senha.

O instalador fornece a opção de criar um usuário para você, no entanto, não aconselho, pois ele cria o usuário e cria também uma senha aleatória, que na maioria das vezes é complicada escreve-la novamente. Vejam na figura abaixo um exemplo de senha criada. O melhor mesmo é você criar um usuário manualmente.

5º – Na janela seguinte é pedida as opções relacionadas a que porta o servidor irá rodar, codificação e também qual será o super usuário. Este usuário é um usuário interno do SGBD e não pode possuir a mesma senha do usuário do Windows especificado anteriormente.

Também existe a opção para aceitar conexões que não são vindas de localhost. Por mais que esta opção esteja selecionada, você terá que conceder acesso aos endereços que desejar editando o arquivo pg_hba.conf.

6º – Você também terá que optar pelos módulos adicionais que deseja instalar, na imagem abaixo eu selecionei praticamente todas, pois desejo fazer experimentos com eles, mas não é necessários que você deixe todos habilitados, fica a seu critério o que você realmente vai utilizar.

 

B-Tree Uma implementação do B-Tree usando GiST para vários tipos de dados
ChkPass Tipo de senha que é automaticamente checada e convertida na entrada, sendo armazenada de forma criptografada
Cube Tipo de dados que representando cubos multidimensionais
DBLInk Funções que retornam resultados a partir de um banco de dados remoto.
DBSize Módulo utilizado no PgAdmin que contém funções para a busca de tamanho de um objeto no banco de dados.
Earth Distance Módulo que contém duas diferentes abordagens para calcular grandes distâncias levando em consideração a curvatura da Terra. Para instalar esse módulo você necessita instalar também o módulo Cube.
Fuzzy String Match Funções para comparação “fuzzy” de strings.
Integer Aggregator Um integrador/enumerados de inteiros.
Integer Array Essa é uma da estrutura de dados RD-tree utilizando a interface GiST para PostgreSQL.
ISBN e ISSN Tipos de dados para ISBN (livros) e ISSN (seriais)
Large Objects (lo) Extensão do PostgreSQL para tratar Large Objects.
L-Tree Uma implementação de tipos de dados, métodos de acesso indexados e consultas para dados organizados em uma estrutura de árvore.
Misc. utilities Diversas funções úteis para o PostgreSQL.
No Update Módulo que implementa um gatilho para prevenir atualizações em colunas isoladas.
Trigram Matching Módulo que proporciona funções e classes de índices para determinar a similaridade de textos baseados em comparação de trigramas.
Suporte PgAdmin Conjunto de funções empregadas para proporcionar funcionalidades adicionais no PgAdmin.
Funções Cripto Funções criptográficas para o PostgreSQL.
PGStartTuple Retorna o comprimento da tabela, a percentagem de tuplas “mortas” em uma tabela e outras informações.
R-Tree Gist Uma implementação de R-Tree empregando GiST.
SEG Um tipo definido pelo usuário representando medidas de laboratório, tais como intervalo de de ponto flutuante.
String IO Módulo que implementa funções de saída que podem ser empregadas no lugar das padrões, de modo a obter o valor de campos de texto impressos no formato utilizado por strings C.
Table Functions Uma amostra de funções C que retornam setof e setof composto.
TSearch2 Uma extensão de busca de texto completa para PostgreSQL. Esse módulo deve ser empregado preferencialmente em relação ao “Full Text Index” e “TSearch” para novas aplicações.
User Lock Esse módulo proporciona suporte para bloqueio cooperativo de longo prazo a nível de usuário.
Full Text Index Uma tentativa de algum tipo de Indexação de Texto Completo para PostgreSQL. O módulo TSearch2 é recomendados em seu lugar, para novas aplicações.
TSearch Uma extensão de busca de texto completo para PostgreSQL. O módulo TSearch2 é recomendados em seu lugar, para novas aplicações.

7º – Se você optou por instalar o módulo do PostGIS, uma nova janela irá aparecer perguntando se deseja habilitar as funções do PostGIS em template1.

8º – Pronto, muito fácil. Agora o instalador jogará os arquivos adequadamente nos lugares especificados e seu PostgreSQL 8.0 estará pronto para trabalhar.

Experimentem instalar o PostgreSQL 8.0, pois vale a pena. Esta versão mostra que o PostgreSQL amadureceu mais ainda e vem na tentativa de nos atender na maioria das necessidades de um SGBD. 

7º – Se você optou por instalar o módulo do PostGIS, uma nova janela irá aparecer perguntando se deseja habilitar as funções do PostGIS em template1.

8º – Pronto, muito fácil. Agora o instalador jogará os arquivos adequadamente nos lugares especificados e seu PostgreSQL 8.0 estará pronto para trabalhar.

Experimentem instalar o PostgreSQL 8.0, pois vale a pena. Esta versão mostra que o PostgreSQL amadureceu mais ainda e vem na tentativa de nos atender na maioria das necessidades de um SGBD.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s