Estruturas Físicas

O Banco de Dados Oracle é composto por 3 tipos de estruturas físicas (arquivos):

Dados (data files);

Controle (control files);

Log (redo log files) e

Parâmetros (parameter file).

Data files – Contém todos os dados do banco. Estruturas lógicas, tabelas, índices, visões e outros objetos são armazenados nestes arquivos. Um ou mais data files podem compor uma tablespace (objeto lógico que armazena os arquivos de dados).

Control files – Arquivos que armazenam informações sobre as estruturas físicas do banco de dados (nome, localização, …). Todos os data files e redo log files são identificados no control file, bem como o nome do banco de dados.

Recomenda-se que se tenha no mínimo dois Control Files, armazenados em discos diferentes (se possível).

Redo log files – Arquivos que guardam todas as alterações efetuadas nos dados das tabelas do banco e são utilizados para recuperação destas.

Para garantir uma boa recuperação cada redo log file deve Ter no mínimo uma réplica. Um conjunto de redo log files iguais recebe o nome de grupo, e um grupo é formado por membros (redo log file original e suas réplicas).

Ao terminar o espaço disponível nos membros de um grupo redo log, a gravação continua nos membros do grupo seguinte (log switch). O grupo anterior fica então disponível para Ter seu conteúdo copiado para outro local (archive log files), pois, ao terminar o espaço no último grupo, o processo irá reutilizar o primeiro, sobregravando-o.

Além dos 3 tipos de arquivos citados acima temos também o Parameter file – Para inicializar uma instância, o Oracle deve ler um arquivo de parâmetros de nome padrão init<nome_da_instância>.ora. Este arquivo é do tipo texto e contém diversos parâmetros de configuração associados a uma instância, aos quais devem ser atribuídos valores específicos.

Os valores dos parâmetros serão utilizados para inicializar muitas das configurações de memória e processos da instância Oracle. Cada instância tem seu arquivo de parâmetros que define as particularidades de cada ambiente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s