OLAP

Um crescente negócio de uma empresa traz lotes de efeitos com ele e enorme quantidade de dados que precisa ser armazenado e monitorado é um deles. Então, a fim de lidar com esses dados, novos e sofisticados métodos de processamento de dados são necessários e OLAP ou como outros dizem, “On Line Analytical Processing”, é um deles.

Bem, é realmente difícil descrever aquilo que realmente é OLAP, mas em poucas palavras, podemos dizer que um On Line Analytical Processing é uma classe de software tecnologia que permite que gestores, executivos e analistas de obter insights sobre a informação que tem sido transmutados de matérias-primas dados através de diferentes formas. Por exemplo, análise de tendências, planejamento, simulação, e orçamentação. O que faz sobressair OLAP é a sua capacidade para executar multi-dimensional cálculos, permitindo, assim, ampla variedade de relatórios.

Como todos sabemos, maior a empresa, maiores são os relatórios e este é o caso multi-dimensional cálculos ajudar. Esses cálculos ajudam colossal negócio para terminar em segundos. E como é isto possível? Um banco de dados configurado para OLAP exerce um modelo multi-dimensional que permite as intricadas questões analítico com um rápido tempo de execução.

O principal componente do OLAP é o servidor OLAP, que é uma grande capacidade, multi-usuário manipulação motor concebidos para funcionar de dados multi-dimensional e ele se sente entre um cliente e banco de dados dos sistemas de gestão ou SGBD. Um servidor OLAP é concebido para apoiar a rápida extemporized informações em qualquer alinhamento e também concebido para cálculos rápidos.

A seguir estão alguns dos benefícios do OLAP —

  1. O principal benefício do OLAP é a sua constância em cálculos. O relato é sempre representado em uma apresentação coerente independentemente de quão rápido é lidar com os dados através do servidor OLAP ou software e, portanto, permite que os executivos e analistas de saber exactamente a olhar para onde.
  2. A outra conveniência de OLAP é que permite que o gestor a derrubar os dados de base de dados OLAP em termos gerais ou específicos. Em leigo do prazo, o relatório pode ser tão simples de comparar duas colunas ou tão complexo de analisar uma enorme quantidade de dados. Além disso, também ajuda a compreender as relações que foram esquecidos anterior.

O termo, On Line Analytical Processing, foi cunhado em 1993 por Ted Codd que é referido como “,” o pai do banco de dados relacional “. Express foi o primeiro software que realizaram consultas OLAP e foi lançada em 1970 mas, posteriormente adquirida pela Oracle em 1995. OLAP Mas não era um mainstream produto até 1998, quando a Microsoft, publicou o seu próprio servidor chamado OLAP, Microsoft Analysis Services.

OLAP nunca teve ampla difusão APIs que foram apreciados por outros bancos de dados relacionais e até 1997, quando a Microsoft, introduziu o primeiro verdadeiro API, OLE DB para OLAP ou ODBO e também introduziu Multidimensional Expressions MDX consulta ou língua. MDX fornece poderosa sintaxe para manipular os dados multi-dimensional.

A seguir estão os tipos de sistemas OLAP

  1. MOLAP – Multidimensional Online Analytical Processing ou MOLAP é considerada como principal forma de OLAP e, assim, por vezes, apenas refere como OLAP. É conhecido pela sua rápida consulta que é por causa do desempenho otimizado de armazenamento, indexação e multidimensional cache. Uma das vantagens é que o leque de MOLAP modelo fornece naturais indexação. A principal desvantagem é que ele introduz redundância de dados.
  2. Rolap – Relational Online Analytical Processing é uma alternativa ao MOLAP e trabalha directamente com os bancos de dados relacionais. A principal diferença entre MOLAP e Rolap é que não requerem armazenamento de informações. Uma vantagem do Rolap é que os dados armazenados em banco de dados pode ser acessado através da ferramenta SQL. Mas considera-se que é mais lento do que MOLAP ferramentas pela indústria pessoas.

Alguns outros tipos de OLAP que não são de grande propagação são WOLAP, DOLAP, e RTOLAP.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s