Introdução ao MySQL

O MySQL é um robusto Servidor de Banco de Dados, multiusuário, multitarefa que opera com a linguagem SQL (Structured Query Language), ou seja, linguagem de consulta estruturada.

O SQL é uma linguagem simples, em que você pode facilmente gravar, alterar e recuperar informações em Web Site com segurança e rapidez. Ela foi desenvolvida pelo Departamento de Pesquisas da IBM como forma de interface para o sistema de banco de dados relacionais SYSTEM R, no início da década de 70, em 1996 a American National Institute (ANSI) publicou um padrão SQL e assim essa linguagem se estabeleceu como uma linguagem padrão para acesso a banco de dados relacionais.

A linguagem SQL tem como grande virtude sua capacidade de gerenciar índices sem a necessidade de controle individualizado de índice corrente, algo muito comum nos sistemas gerenciadores de arquivos.

SGBD ( Sistema Gerenciador de Banco de Dados)

A definição de um SGBD é basicamente ser um sistema cujo objetivo principal é gerenciar o acesso e a correta manutenção dos dados armazenados em um banco de dados. Quem se lembra do Clipper conseqüentemente lembra do dBase, que foi o primeiro SGBD a ser utilizado em larga escala.

O MySQL

O MySQL foi criado na Suécia e no início deste ano, a MySQL AB, desenvolvedora do MySQL, foi adquirida pela Sun Microsystems por US$ 1 bilhão. Quando ele foi projetado atendia aplicações de pequeno a médio porte (aproximadamente 100 milhões de registros por tabela, tendo como base o tamanho de 100mb por tabela), mas com seu desenvolvimento ele atende muito além disso!

Podemos citar algumas características sobre o MySQL, que são:

    * Portabilidade;
    * Multithreads (maior integração com máquina com mais de um processador);
    * Formas de armazenamento (MyISAM, InnoDB);
    * Velocidade (utilização de cache em consultas indexação);
    * Segurança (criptografia, conexão limitada);
    * Armazenamento de procedimentos;
    * Replicação de dados entre servidores MySQL;
    * Capacidade (utilizando tabelas InnoDB, onde o armazenamento é feito por 1 ou mais arquivos, é possível armazenar 65.536TB, eu acho que um desses ajuda) ;

Podemos encontrar utilizações do MySQL com diversos softwares, aqui no VOL encontramos diversas implementações. Para um programador PHP, Java, Ruby etc, o MySQL é altamente recomendado.

Características do MYSQL

A principal característica é o suporte a diferentes plataformas como o Win32, Linux, FreeBSD, Unix e outras, suporte às diversas linguagens como o PHP, Perl, C, C++, Java, Phyton, suporte a múltiplos processadores, sofisticado sistema de senhas criptografadas flexível e seguro, suporte a ODBC, onde você pode conectar facilmente um banco de dados Access a um banco de dados MySQL, suporte a até 16 índices por tabela, dentre outras características importantíssimas para o usuário.

Instalação e Segurança no MYSQL

Para instalar o MySQL para Windows é muito simples, basta que vc baixe o aplicativo de algum servidor da Web, sendo que o mesmo é gratuito, descompacte em uma pasta qualquer execute o instalador padrão que ele mesmo se encarregará de efetuar todas as alterações necessárias na sua máquina.

Quando você instalar o MySQL para Win32 pela primeira vez, ele por padrão, vem com dois usuários: um superusuário (root) e o outro padrão.

Depois da instalação ter sido feita e a máquina ter sido reinicializada o MySQL será executado como um serviço do Windows e sendo exibido na barra de tarefas como um “semáforo“.

O MySQL possui um avançado sistema de segurança, onde, ao se conectar a um MySQL  Server, normalmente é solicitada uma senha do usuário. Esta informação poderá ser lida no momento em que ela passar do cliente para o servidor.

Instalação do MySQL no Linux
Você por instalar das seguintes maneiras:

# apt-get install mysql mysql-server mysql-client

Ou:

# yum install mysql mysql-server mysql-client

Ou ir ao site dev.mysql.com e baixar os fontes e instalar:

# ./configure
# make && make install

A instalação pode gerar várias falhas por dependências, por isso leia bem os erros na instalação! Se preferir siga o artigo de instalação do MySQL, do nosso colega Adriano Lima.

Pós-instalação
Após a instalação será dado um alerta em seu console para que você defina a senha de root, só que para isso o MySQL deverá estar no ar:

#/etc/init.d/mysqld start (ou mysql)

Depois de iniciado defina a senha de root:

# mysqladmin -u root password senha

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s