DB2

A família DB2

Foi interessante a origem desta coluna. O leitor Fábio (sem sobrenome) perguntou sobre as várias versões do DB2 e a resposta estendeu-se tanto que acabou virando este artigo. Como referência usei o próprio manual de DB2 da IBM.

O DB2 possui várias versões e roda desde um celular a até um mainframe. Vamos ver as características de cada um deles.

 

DB2 UDB Satellite Edition – Este produto só está disponível para plataforma Windows 32 bits e, normalmente, é instalado em laptops. É uma pequena versão base para o DB2 em monousuário. Ele é projetado para sistemas remotos conectados ocasionalmente. Esta é uma das soluções da IBM para os usuários que tem necessidade de um banco de dados móvel e que ficam a maior parte do seu tempo desconectado do database da empresa. O usuário dessa versão não precisa administrar seu banco de dados, tudo o que precisa fazer é se conectar a banco de dados principal, de tempos em tempos, para sincronizar as informações de seu laptop com as do banco principal. Várias instâncias do DB2 UDB Satellite Edition são gerenciadas centralmente pelo mesmo servidor.É ideal para equipes externas de vendas, aplicações de vistoria de seguros e acompanhamento de franquias.

DB2 Personal Edition – Este produto está disponível para as plataformas Windows, OS/2 e Linux. É uma versão com todas as funcionalidades das outras versões do DB2 e que permite que o usuário crie bancos de dados na estação de trabalho onde o software foi instalado. Como pode ser usado como cliente remoto para um servidor DB2 é muito comum ser usado por desenvolvedores no processo de prototipação de aplicações que precisam acessar outras bases de dados DB2. Não permite multi-usuário.

A quantidade de memória de acesso aleatório (RAM) necessária para executar o DB2 Personal Edition depende do tamanho dos bancos de dados e das ferramentas de administração que irá usar. Por exemplo, se estiver planejando usar as ferramentas GUI do DB2 para administrar e configurar os bancos de dados do DB2, a quantidade mínima de RAM que recomendamos é 128 MB.

As ferramentas GUI do DB2 são um conjunto de ferramentas de administração e configuração que inclui o Centro de Comando, o Centro de Controle e o Centro de Data Warehouse. Outras ferramentas GUI estão disponíveis nos sistemas operacionais Windows de 32 bits e OS/2. Elas incluem o Assistente de Configuração de Cliente, o Monitor de Eventos e o Analisador de Eventos.

No OS/2 precisamos de, no mínimo, 155 MB de espaço em disco para a instalação padrão do DB2 Personal Edition. Este espaço não inclui o Java Runtime Environment (JRE) fornecido no CD-ROM do DB2.

No Windows precisamos de, no mínimo, 205 MB de espaço em disco para uma instalação típica. Esta quantia inclui o JRE (Java Runtime Environment), que é instalado para você durante a instalação do DB2.

Apesar de ser uma versão para monousuário, contém:

. Um mecanismo para banco de dados do objeto relacional
. Suporte inteligente para negócios, através do OLAP Starter Kit
. Suporte ao data warehouse, através do Centro de Data Warehouse
. Suporte para multimídia, através do DB2 Extenders
. Acesso a uma variedade de fontes de dados IBM, através do DB2 DataJoiner
. Suporte para replicação, através do DataPropagator
. Ferramentas de administração da GUI estendida, através do Centro de Controle do DB2
. Um cliente de desenvolvimento das aplicações
. Um cliente de administração

DB2 Everyplace – Este produto está disponível para as plataformas PALM OS, Windows CE, EPOC-32, Neutrino, Linux e Win32. É o menor banco de dados do mundo ocupando cerca de 100K de espaço. Próprio para dispositivos de baixo custo, pouco poder de processamento e poucos recursos gráficos como, por exemplos, PDAs (Personal Digital Assistants) e HPCs (Handheld Personal Computers).

Os dados em seu PDA ou HPC podem ser sincronizados com outros banco de dados DB2, Oracle ou Microsoft. Para que haja o sincronismo entre estes dois últimos bancos de dados é necessário um software de sincronismo chamado IBM Móbile Connect. Normalmente os dados são sincronizados localmente, mas caso queiramos sincronizar o banco de dados remotamente é necessário um pacote denominado DB2 Everyplace Sync Server.

O pacote de desenvolvimento DB2 Everyplace Personal Application Builder (gratuíto) permite que desenvolvamos aplicativos que acessem as bases de dados do DB2 Everyplace. Apesar de gratuito suporta o desenvolvimento de aplicações para banco de dados em C/C++ e em Java e possui ferramentas poderosas como ferramentas visuais para desenvolvimento de aplicativos, desenvolvimento de “scripts”, testes e depuração. As interfaces Call Level Interface (CLI) e a Java Database Connectivity (JDBC) estão disponíveis. Suporta SQL básico e operações relacionais como: Join, Group By, Order By, múltiplas chaves primárias e Foreign Key, Funções Agregadas e Constraints.

A fim de maximizar a utilidade usando menos quantidade de recursos, somente a funcionalidade, a mais relevante para bases de dados móveis, foi incluída. As Funções do tipo: subqueries, creating views, triggers, store procedures e as funções definidas pelo usuário não estão incluídas. No Banco de Dados está disponível somente o suporte a Single Byte Character Sets (SBCS), Double Byte Character Sets (DBCS), E UNICODE.

Limites do DB2 Everyplace

. Tamanho máximo da tabela (em um sistema de 32 bits): 16 milhões de páginas a 512 bytes (4 gigabytes)
. Número máximo de tabelas em um data warehouse: 65535
. Número máximo de índices em uma tabela: 15
. Número máximo de chaves estrangeiras em uma tabela: 8
. Número máximo de colunas em um índice: 8
. Número máximo de colunas em uma chave primária: 8
. Número máximo de conexões ao data warehouse: 1
. Número máximo de linhas em uma tabela: limitado pelo tamanho da tabela
. Número máximo de colunas em uma tabela: 128
. Tamanho máximo de uma coluna CHAR: 32 k
. Tamanho máximo de uma coluna VARCHAR ou BLOB: 32 k
. Tamanho máximo de inteiro: 31 dígitos

DB2 Workgroup Edition – Este produto está disponível para as plataformas Windows, OS/2, AIX, Solaris, HP-UX e Linux. Esta é a versão multiusuário do DB2, projetada para um ambiente de negócios pequeno ou departamental. Possui todas as funcionalidades do Personal Edition e ainda:

. A capacidade para clientes remotos acessarem dados e realizarem a administração em um servidor do grupo de trabalho DB2
. Acesso à Web, através do Net.Data
. O IBM WebSphere Application Server

 

No desenho podemos notar que as aplicações App1 e App2 estão em uma base de dados local. Os clientes remotos podem executar qualquer uma dessas aplicações desde que a tenham sido configurados para isso. A aplicação DB2 não deve conter nenhuma informação sobre a localização física do banco de dados. A aplicação usa o DB2 Client para comunicar-se com o DB2 Workgroup Edition usando um dos protocolos suportados pelo sistema operacional. Esses protocolos podem ser TCP/IP, Net-BIOS, IPX/SPX, Named Pipes e APPC.

DB2 UDB Enterprise Edition – Este produto está disponível para as plataformas Windows NT, Windows 2000, OS/2 e Linux. Pode usar os recursos de máquinas multiprocessadas. Permite comunicação com o mainframe sem nenhum componente adicional. Foi projetado para grandes bancos de dados com muitos usuários. Ele contém toda a funcionalidade da Workgroup Edition, além de possuir:

. Uma licença para uma quantia ilimitada de conexões do cliente
. Uma licença para uma quantia ilimitada de conexões do cliente da web
. Suporte ao DB2 Connect, com acesso DRDA a sistemas DB2 do host

DB2 Enterprise Edition Extended – Este produto está disponível para as plataformas Windows NT, Windows 2000, OS/2 e Linux. Foi projetado para os maiores bancos de dados. Ele é ideal para ajuste de escala em bancos de dados muito grandes na execução de tarefas de warehouse, exploração de dados e aplicações OLTP em grande escala. Ele contém toda a funcionalidade da Enterprise Edition, além de possuir suporte para agrupamentos de servidores (cluster de performance)

Bancos de Dados para Host: Os seguintes produtos do DB2 estão disponíveis para sistemas mainframe e de médio porte da IBM:

. DB2 UDB para AS/400
. DB2 Server para VSE & VM
. DB2 UDB para OS/390

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s