Confira algumas dicas para quem quer se dar bem no mercado de TI

tecnologia-da-informacao-size-598

De acordo com o IBGE, a área de Tecnologia da Informação é a que mais cresce no Brasil. Com base nisso, a revista especializada INFO entrevistou especialistas em carreiras e elaborou 12 dicas fundamentais para quem quer dar início a uma carreira na área. Confira quais foram elas e boa sorte:

1- Trabalhe em equipe – Algumas pessoas que trabalham com TI têm a fama de serem reservadas e antissociais, mas no trabalho é essencial que estejam abertas pra dialogar e trabalhar em equipe.

2- Seja autodidata – O profissional de TI não pode depender somente de cursos para aprender. Como a tecnologia avança rápido, depender somente de cursos pode significar perda de tempo para que atua no setor.

3- Estude mais – Ser autodidata não significa abrir mão dos estudos. É fundamental ter cursos e certificados que asseguram suas habilidades. Além disso, estudar pode ser sinônimo de destaque, então é importante investir em você mesmo.

4- Domine outro idioma – Falar outra língua é muito importante para qualquer carreira. Porém, na área de TI, as linguagens de programação são, em sua maioria, em inglês. Além disso, é comum a parceria entre empresas de países diferentes, o que faz do inglês ou de outro idioma praticamente um pré-requisito na área.

5- Tenha curiosidade – Para ser um bom profissional de TI, é preciso pesquisar, ler, mexer, tentar, errar e tentar de novo. Se interessar pelo desconhecido, pelo novo, pode ser o diferencial na carreira.

6- Conheça outras áreas – O conhecimento adquirido em outras áreas pode ajudar na TI. Gerência, administração e gestão financeira por exemplo, são áreas que agregam valor ao trabalho na TI.

7- Tenha vontade ao fazer o que lhe é proposto – “Trabalhe com o que gosta e então você nunca mais precisará trabalhar.” A frase que se aplica a qualquer área profissional também é essencial para a TI. Profissionais que gostam do que fazem são os que mais se destacam no mercado.

8- Supere as frustrações – Especificamente na área da TI, alguns erros e imprevistos acontecem e dão trabalho para serem resolvidos devido à complexidade de códigos e das linguagens. Por conta disso, é necessário não se frustar e ser um profissional persistente.

9- Pratique o raciocínio lógico – O profissional de TI precisa de muito raciocínio lógico para exercer sua função. Por conta disso, ter prática e facilidade com isto é essencial para a carreira.

10- Seja organizado – Nomes para funções, variáveis, entre outras coisas precisam ser bem organizados. É necessário ter a consciência que outros profissionais podem utilizar o código criado por você. Por conta disso, é preciso ser muito organizado com o que faz.

11- Esteja atento à novas oportunidades na internet – O mercado de TI é extremamente dinâmico. A troca de emprego é comum entre estes profissionais e a internet é o principal canal na busca de novas oportunidades de trabalho no setor de tecnologia.

12- Tenha foco – A falta de atenção pode resultar em erros difíceis de serem reparados. Devido aos códigos e volume de trabalho, é necessário ter foco e atenção durante o trabalho.

Fonte: Ceviu

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s