Horário de verão

Saiba mais sobre este período

Começa no próximo domingo, 16/10, a zero hora o horário de verão 2011/2012, que foi estabelecido no Brasil no dia 1º de outubro de 1931, pelo governo Getúlio Vargas. O objetivo da mudança é diminuir o consumo de energia elétrica. Neste período, os dias são mais longos e é possível aproveitar melhor a luz solar, já que no verão o sol nasce mais cedo, o que gera economia de energia.

O horário de verão se estenderá até o dia 26 de fevereiro de 2012. Para não haver mais necessidade de que todo ano sejam necessárias novas normas, em 8 de dezembro de 2008 o presidente Luis Inácio Lula da Silva assinou o decreto nº 6.558 que estabeleceu os padrões para as futuras horas de verão em parte do território nacional.

O decreto institui que a hora de verão de todos os anos será a partir da zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até a zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte. Adiantando-se 60 minutos em relação à hora legal. No ano em que o domingo previsto para o término do horário de verão coincidir com o de carnaval, o encerramento será no domingo seguinte. Esse é o caso do próximo ano. Por isso, o horário de verão 2011/2012 será o mais longo, com duração de 133 dias.

Os Estados em que entrará em vigor a hora de verão são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e depois de 8 anos a Bahia volta a participar.

Uma boa parcela da população reclama do horário de verão, dizem que atrapalha o relógio biológico e alegam não haver uma economia significativa. Outros gostam da mudança porque nesse período é possível aproveitar melhor a luz solar no início da noite para fazer caminhada, passear em parques e bosques, entre outras atividades.

Curiosidade – Cerca de 30 países utilizam atualmente o horário de verão em pelo menos parte de seu território. No hemisfério norte, o inverno costuma ser rigoroso e o sol se põe bem cedo, demorando a surgir pela manhã. Já no verão, o fenômeno é inverso: é comum a claridade por volta das 20 ou até 22 horas. Por este motivo o horário de verão faz muita diferença nesses lugares.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s