Acha seu PC lento? Vem aí o processador de 1.000 núcleos

Façanha foi realizada por pesquisadores da Escócia; chip é 20 vezes mais rápido que os multicore atuais e ainda consome menos energia.

No fim de 2009, a notícia era uma CPU Intel com 48 núcleos em um único chip. Até que impressionou, mas um novo protótipo faz com que a aventura da Intel seja brincadeira de criança.

Desta vez, pesquisadores da Escócia construíram um processador com mil núcleos – sim, 1.000 – que é 20 vezes mais rápido que os chips atuais, e ainda consome menos energia.

Os pesquisadores acreditam que esta nova tecnologia se tornará mais comum e ajudará a tornar os computadores mais rápidos nos próximos anos.

Para construir o chip, a equipe de pesquisadores usou a tecnologia FPGA, espécie de circuito integrado que, depois de ter sido fabricado, pode ser customizado pelo comprador.

Aproveitando-se da configurabilidade da FPGA, os pesquisadores foram capazes de usar uma boa dose de criatividade em programação para integrar os mil núcleos e dividir o processamento entre todos os mil. E, dada a natureza personalizável do processador de mil núcleos, ele é realmente mais eficiente, em termos de energia, do que as CPU multicore atualmente em uso por aí.

Em novembro, a Intel afirmou que um processador de mil núcleos poderia ser construído, mas os cientistas da Universidade de Glasgow cruzaram primeiro a linha de chegada.

Dado o impacto dessa descoberta, é certo que ela revolucionará o modo como os computadores funcionam. Mal posso esperar para ter o meu, só para simular dinâmica de fluidos em 3D em meu laptop em vez de precisar daquele chato supercomputador da faculdade.

Um comentário sobre “Acha seu PC lento? Vem aí o processador de 1.000 núcleos

  1. Me considero realmente um simples usuário de pc’s. A parte mais técnica da coisa sempre me confunde, mas, de qualquer forma, acompanhar a evolução dos componentes é realmente algo impressionante.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s