Nokia é processada no Brasil em disputa pela marca Ovi

A finlandesa Nokia encontra-se no meio de uma disputa legal sobre o uso de sua marca de serviços Ovi no Brasil, o maior mercado de telecomunicações da América Latina.

A empresa brasileira de serviços de telecomunicações Ouvi Divulgação e Marketing em Celulares disse à Reuters que a Nokia estaria abusando da marca Ovi no Brasil, competindo diretamente com a Ouvi, marca usada pela firma brasileira desde 2004.

Segundo a Ouvi, a decisão do tribunal sobre o caso pode sair a qualquer momento. A Nokia, maior fabricante de celulares do mundo, não quis comentar o andamento do processo.

Para a Nokia, o Ovi – marca lançada em 2007 – é suficientemente distinta de Ouvi, acrescentando que a palavra Ovi tem um sentido diferente em finlandês. A Nokia também afirmou que a marca seria apresentada normalmente em conjunto com a marca registrada Nokia.

“O que a Nokia parece não ter notado é que os 190 milhões de habitantes do Brasil falam português, e não finlandês”, disse Tore Haugland, presidente-executivo da Ouvi, que é controlada pela firma de investimentos norueguesa Diem Telekom.

A Ouvi afirmou que, em 2004, também registrou um domínio na internet com o nome de Ovi ¿ ovi.com.br ¿ uma vez que na pronúncia em português as duas palavras são semelhantes.

“Estamos certos de que o tribunal brasileiro irá decidir a nosso favor e esperamos a remoção da marca Ovi pela Nokia de todos seus carregamentos de aparelhos no Brasil e que parem de usar e citar a marca no Brasil”, disse Haugland à Reuters.

Este é o último caso de uma série de problemas com o serviço Ovi da Nokia, que foi lançado sob os holofotes em 2007, mas não teve um bom começo, sendo que apenas alguns serviços ganharam força no mercado.

A Nokia afirmou que solicitou o registro da marca Ovi antes da empresa brasileira, mas nenhuma das duas teve a marca registrada com a devida autoridade de patentes e marcas no Brasil.

“Temos o nome da nossa marca também em nossa razão social, que, na lei brasileira, conta mais que uma marca registrada”, disse Haugland.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s