Começam transmissões da TV digital em Brasília

Finalmente, Brasília entrou no circuito da TV digital. A TV Brasil iniciou nesta terça-feira (21/04) as transmissões pelo canal aberto número 15, tornando-se a primeira emissora aberta de Brasília a migrar para a nova tecnologia.

As transmissões em sistema analógico continuarão sendo feitas pelo canal 2. O canal da TV Brasil em Brasília é o mesmo que, por iniciativa de Juscelino Kubitscheck, entrou no ar em 21 de abril de 1960 para cobrir a inauguração da nova capital.
Por isso, a EBC escolheu o aniversário de Brasília como data de estreia de seu canal digital, transmitindo, em parceria com governo do Distrito Federal, os eventos programados para a ocasião.

Hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro das Comunicações, Hélio Costa, autorizam as emissoras do Distrito Federal a transmitirem o sinal digital de suas programações. Brasília será a 16ª cidade brasileira a transmitir o sistema digital de alta-definição.

 

 

 

Tira dúvidas: sem medo da TV Digital

 

O que muda com a transmissão do sinal digital?

 

 

A televisão terá uma imagem sem fantasmas ou chuviscos, nítida, com som multicanal.
O que eu preciso para receber o sinal digital?
Primeiro, é preciso morar em uma área que receba o sinal digital. Depois, comprar o conversor ou uma TV com o conversor embutido, que deve ser ligado numa antena UHF (a mesma usada hoje em dia) e no televisor.

Eu preciso trocar o meu aparelho de televisão?

Não. A maioria das pessoas pensa que a TV digital só funciona em aparelhos de plasma e LCD, mas só é necessário que o equipamento possua entradas AV (áudio e vídeo). A diferença é que, num aparelho mais atual, a imagem será melhor, com mais resolução e definição.

Quem tem TV por assinatura tem que comprar o conversor?

Para ver TV aberta digital é necessário o conversor e uma antena de UHF. Com isso, o assinante continua a receber a programação da TV paga normalmente pelo decodificador da operadora, enquanto os sinais das emissoras abertas chegam gratuitamente até o conversor de TV digital. No futuro, operadoras de TV por assinatura deverão oferecer conversores integrados.

Tenho uma TV de LCD ou plasma, preciso comprar o conversor?

Até mesmo quem já tem aparelhos de tela fina, sem conversor embutido, terão que comprar um conversor para receber a TV digital.

O conversor funciona em mais de uma televisão?

Não. Cada TV precisa de um conversor. Até mesmo em prédios residenciais que compartilhem uma antena coletiva, os moradores de cada apartamento terão de equipar as televisões com conversores individuais.

Quanto custa?

Varia de acordo com o numero de funções qualidade desejada. Pode ficar entre R$ 400 — os mais simples — e R$ 900, os modelos mais modernos que oferecem mais funções.

Eu serei obrigado a migrar para a TV digital?

Sim. Até 2016, haverá transmissão simultânea pelos sistemas digital e analógico. A partir de 2017, o sinal analógico será extinto.

É possível gravar a programação?

Sim. O usuário vai precisar de um gravador de DVD ou uma TV que grave programação.

Quem tem antena parabólica terá a transmissão digital?

Não. A TV digital é uma forma de transmissão da TV chamada aberta. A transmissão por satélite (antena parabólica) pode ser digital, mas em um sistema diferente. Por isso, os telespectadores que usam antenas parabólicas não terão acesso à nova forma de transmissão de alta definição.

Eu vou pagar para ver a TV digital aberta?

Não. O sinal que vai começar a ser transmitido amanhã é de TV aberta e continuará gratuito. Somente será necessário comprar os equipamentos para receber o sinal.

Todas as funcionalidades da TV digital já estarão disponíveis?

No início, a transmissão digital no Brasil vai privilegiar o som e a imagem. Também será possível assistir a TV em dispositivos portáteis, como celulares. A questão da interatividade ainda não está completamente disponibilizada.

Posso comprar o equipamento fora do país?

Não. O sistema de TV digital adotado é exclusivo do Brasil. Por isso, equipamentos comprados no exterior não deverão funcionar. Essa restrição também vale para televisores portáteis, telefones celulares, conversores digitais e aparelhos de TV com conversor integrado.

A TV digital muda o formato dos programas?

Sim. Os programas gravados e transmitidos em alta definição têm formato 16:9 , igual ao do cinema, e nas transmissões analógicas, 4:3. Com a TV digital, será possível ver uma área maior das cenas nos televisores de LCD e plasma.

Nas TVs de tubo, poderei assistir a imagem em 16:9?

Sim, mas os programas transmitidos em widscreen (formato padrão dos cinemas) aparecerão faixas pretas em cima e embaixo da tela. No entanto, essa opção não está disponível em todos os aparelhos mais antigos.

É necessário algum equipamento para melhorar o som?

Sim. É necessário que o som da TV, ou do conversor digital, seja conectado a um aparelho de áudio externo 5.1, e assim o som será reproduzido nas caixas acústicas com essa característica.

Toda TV digital tem alta definição?

Não. A TV digital pode ser assistida em SD e em alta definição (HD e Full HD). É importante lembrar que nem todos os televisores de plasma ou LCD possuem a qualidade de resolução Full HD.

Preciso de alguma antena especial?

É necessária uma antena UHF. Atualmente, elas já são usadas para captar os sinais analógicos, mas alguns sistemas de antena coletiva não dispõem delas.

Vou ter que pagar para assistir TV do celular?

Não. Assim como acontece com as televisões, o sinal de TV digital é aberto e gratuito.

Essa TV digital que as televisões por assinatura estão oferecendo é igual à TV digital Terrestre?

Não. O serviço ofertado pelas operadoras de TV a cabo é pago e ainda não oferece em todos os canais transmissão em alta definição.

Poderei assistir a todos os programas em alta definição?

Não. Para ver imagens em alta definição, você precisa ter uma televisão HD ou Full HD. Também é preciso que as emissoras transmitam o sinal de TV digital em qualidade máxima. No início, não serão todos os programas que vão ter esse nível de resolução.

Como vou saber qual é o canal digital de cada emissora?

O conversor fará esse trabalho para você. Você sintonizará o canal digitando o número do atual canal analógico da emissora no controle remoto do conversor. Automaticamente, ele sintonizará as transmissões digitais da emissora em questão. Caso o recurso digital não esteja no ar, o aparelho sintonizará a transmissão analógica.

Preciso de conexão HDMI para receber o sinal de TV?

Para ver alta definição, só com conexão HDMI ou vídeo componente digital.

Posso comprar produtos pela TV? Como eu pago?

Caso o conversor digital ou o televisor integrado esteja conectado a uma rede de telecomunicações (linha telefônica, fixa ou celular, ou banda larga), será possível comprar utilizando o controle remoto. As formas de pagamento serão definidas pelas empresas que ofertarem os produtos e serviços, como ocorre na internet.

Se eu comprar uma TV de plasma ou LCD hoje, não vou precisar comprar o conversor de sinal? Ouvi dizer que elas já são digitais.

As TVs de plasma e LCD são digitais porque o processamento interno da imagem já é digital. Mas nem todas elas dispõem do conversor integrado.

Todas as transmissões digitais terão o áudio estéreo ou 5.1?

De início, haverá poucos programas com áudio 5.1. Ao longo do tempo, mais programas serão produzidos com som multicanal.

 

 

 

Inauguração de TV digital é marco, afirma especialista

 

A inauguração do sinal digital em Brasília representa um marco na televisão pública brasileira, tanto em termos de conteúdo quanto de tecnologia. A avaliação é da coordenadora de Conteúdos Digitais da Sociedade da Informação para a América Latina, Cosette Castro. Segundo ela, o sinal digital proporcionará melhorias que vão além da definição das imagens.
Entre as principais novidades trazidas pela nova tecnologia, a especialista destacou a interatividade e a multiprogramação – a exibição de vários programas em um mesmo canal.
“A TV digital multiplica a possibilidade de conteúdo de modo que o espectador não fique mais sujeito a um mesmo tipo de programação. Hoje, é comum que as pessoas assistam aos mesmos programas em canais diferentes. Para a televisão pública, o sinal digital traz um potencial fantástico para se diferenciar dos canais comerciais”, disse ela.

A televisão digital proporcionará ainda oportunidades de negócio para as emissoras. “O Brasil desenvolveu uma tecnologia única para decodificar o sinal e isso pode ser exportado”, afirmou Cosette, que acompanhou a cerimônia de inauguração das transmissões em sinal digital da TV Brasil, em Brasília.

A nova tecnologia impressionou quem viu de perto as primeiras transmissões da antiga TV Nacional em 1960 como o gerente de Custos e Análise de Projetos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Jales Ramos Marques.

Ele relembrou as dificuldades de produzir televisão há 50 anos: “Naquela época a gente fazia teatro ao vivo. Comparando com os tempos antigos, a TV digital é um grande avanço.”

Operador de rádio e de televisão nos anos 60, Jales disse que a inauguração do sinal digital da TV Brasil mostra o pioneirismo da EBC.

“Naquela época tínhamos tecnologia de ponta. Novamente a EBC saiu na frente ao inaugurar o novo sistema na capital federal”, declarou.

A definição das imagens agradou ao público que esteve presente na cerimônia. “Sem dúvida, a TV digital vai trazer uma grande melhoria. Agora só estamos esperando as novas tecnologias como ver TV no celular”, disse o servidor público Remy Soares, 48 anos.

 

 

 

Correio Braziliense

2 comentários sobre “Começam transmissões da TV digital em Brasília

  1. Samsung LN52A650
    This TV is the top recommendation from Consumer Reviews (for its value and quality). I agree and I also used the recommended settings found online at tweaktv.com. I use it with Vista Media Center and it works very nicely. I use the screen zoom feature found in VMC to accommodate the various aspect ratios found in broadcast and movie sources and leave the TV set to 16:9. Make sure to adjust the resolution and any overscan settings (e.g. using the video card settings) so that you get the full benefit of the size and resolution (Nvidia does a great job of providing the proper software for this).
    The only big issue I have come across is the excessive interference with the VMC IR receiver. This TV will flood the room with IR noise when certain settings are being used (I am pretty sure its the energy saver settings). This IR noise makes the VMC remote virtually useless. I found some posts regarding these settings and corrected the issue. Now, I am happily viewing with full control of my systems.
    It is an impressive TV and I am happy with it so far. As for size and weight, I can see how even at 52″, I will eventually be interested in something larger but will likely go to a projector system. I think this unit weighs perhaps a few lbs less than my 27″ Sony Trinitron (and it is sooo much better)!
    I have been viewing analog signals on it at SDTV resolutions…this leaves something to be desired. Switching to a digital signal and hopefully higher resolutions (for normal broadcast/cable programming) will greatly improve the quality of the image.
    BTW, the 120Hz settings make a movie look like it was shot on video (very sharp image with little inertial smoothing). This is great for sports type programming but not to my liking for feature films.

  2. Hello John, how are you? It is good to have educated people like you to comment on the site, on TV, bought one of 32 “from Samsung, it is like the model of TV, like a lot but still use analog signal live in the capital beloved country of Brazil – Brasilia-DF signal and it comes now, I will add the equipment to convert digital future, I was still surprised by the difference in image to the other TV’s, I appreciate the comment.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s