Patrick Swayze morre aos 57 anos nos EUA

O ator Patrick Swayze, 57 anos, morreu nesta segunda-feira (14) em decorrência das complicações de um câncer de pâncreas, descoberto em fevereiro de 2008. Ele estava acompanhado da família em seu rancho na Califórnia e muito tranquilo, segundo sua assessora de imprensa, Annett Wolf.

“Patrick morreu em paz hoje, ao lado de sua família, depois de enfrentar os desafios dessa doença pelos últimos 20 meses”, disse a assessora à revista People.

Logo que foi diagnosticado com um tumor maligno, Swayze iniciou um tratamento radical de quimioterapia, passando por várias sessões nos últimos meses.

Quando a notícia da doença se tornou pública, o tabloide americano National Enquirer chegou a publicar que o ator tinha apenas cinco semanas de vida. A notícia foi logo desmentida por seus médicos.

Em janeiro, Swayze deu uma entrevista à jornalista americana Barbara Walters em que admitia não estar muito confiante em uma melhora: “Tem muito medo dentro de mim. Sim, estou assustado. Sim, estou com raiva. Sim, estou perguntando, por que eu?”

Apesar de estar com a saúde debilitada, Swayze não desistiu de atuar e chegou a rodar alguns episódios do drama The Beast, exibido pelo canal A&E, onde ele interpretava o veterano agente do FBI, Charles Barker.

O início
Filho do arquiteto Jesse Swayze e da coreógrafa Patsy Swayze, de quem herdou seu amor pela arte, Patrick seria, em princípio, um atleta, mas problemas no joelho o obrigaram a mudar de sonho.

Ingressou na escola de dança Harkness de Nova York e posteriormente na academia Joffrey da mesma cidade, onde se tornou o primeiro dançarino da companhia Elliot Feld. Antes de entrar no mundo do cinema, já tinha trabalhado em musicais como Grease.

‘Ghost’ foi o maior sucesso
Patrick Swayze estreou nos cinemas em 1979, depois de ter se arriscado em diversas profissões, entre elas ginasta, violinista e dançarino de balé clássico, uma de suas grandes paixões.

Foi essas habilidades de ginasta e bailarino que fizeram ele ser escolhido para o papel de Ace, o líder de uma gangue de patinadores no gelo no filme Skatetown (1979), seu primeiro trabalho em Hollywood.

Lançado em uma época de crise do cinema, Skatetown chamou pouca atenção, mas serviu para os críticos perceberem o talento de Swayze, que seria um rosto ícone da década de 90.

Iniciado na carreira de ator e fazendo ponta em alguns filmes e séries de televisão, seu primeiro grande sucesso veio quando ele protagonizou o musical Dirty Dancing – Ritmo Quente (1987), onde atuou com Jennifer Grey, liderando uma nova febre americana: a da dança de salão.

Pelo papel, Swayze foi indicado ao Globo de Ouro e chegou a ser comparado com Marlon Brando e James Dean. Seu status de grande astro viria três anos depois, com o lançamento de Ghost – Do Outro Lado da Vida.

O fenômeno de bilheterias fez de Swayze um galã, tornando-se não só um dos atores mais requisitados nas capas de revistas de todo o mundo, como também nas telas dos cinemas.

Um ano depois, ganharia o título de Homem mais Sexy do Ano pela revista People, o ranking mais respeitado do gênero.

Com o sucesso consolidado, Swayze voltou às telas em Cidade da Esperança, interpretando alguém completamente diferente do que havia feito até então: um médico que decide largar os Estados Unidos e vai cuidar de refugiados de guerra na Índia.

Embora não tenha conseguido mais o destaque de filmes como Ghost e Dirty Dancing, Swayze ainda atuaria em mais outras produções de peso, como Donnie Dark, Para Wong Foo, Obrigada Por Tudo, Caçadores de Emoção e Cartas de um Assassino, entre outros. Já acometido pelo câncer, estrelou filmes de baixo orçamento, como Christmas in Wonderland e 11:14.

Alguns anos antes de ficar doente, Swayze mudou-se com a mulher Lisa Niemi, com quem era casado desde 1975, para um rancho de cinco acres nas Montanhas de São Gabriel, próximas de Los Angeles, onde gostava de passar o tempo montando em cavalos. A prática o ajudava a se recuperar das pesadas sessões de quimioterapia.

Filmografia

2007 – Jump!
2006 – O cão e a Raposa 2 (Fox and the hound 2)
2005 – De Bico Calado (Keeping Mum)
2005 – Icon – Cães da Violência (Icon)
2004 – As Minas do Rei Salomão (King Solomon’s Mines)
2004 – George and the Dragon
2004 – Dirty Dancing – Noites de Havana (Havana Nights)
2003 – 11:14
2003 – One Last Dance
2002 – Seu Marido e Minha Mulher (Waking Up in Reno)
2001 – Donnie Darko (Donnir Darko)
2001 – Green Dragon
2001 – Without a Word
2000 – Eternamente Lulu (Forever Lulu)
1998 – Cartas de um Assassino
1998 – Estrada Alucinante (Black Dog)
1995 – Os três Desejos
1995 – Heróis do Oeste
1995 – Para Wong Foo, Obrigada por Tudo, Julie Newmar
1993 – Um Pai Fujão
1992 – A Cidade da Esperança
1991 – Caçadores de Emoção (Point Break)
1990 – Ghost – Do Outro Lado da Vida (Ghost)
1989 – Marcados Pelo Ódio
1989 – Matador de Aluguel (Road House)
1988 – O Tigre
1987 – Dirty Dancing – Ritmo Quente (Dirty Dancing)
1987 – Crepúsculo de Aço
1986 – Veia de Campeão
1984 – Amanhecer Violento
1984 – Off Sides
1984 – A Volta por Cima
1983 – Os Embalos de Sábado Continuam (Staying Alive)
1983 – De Volta Para o Inferno (Uncommon Valor)
1983 – Vidas Sem Rumo (The Outsiders)
1982 – Renegades, The
1981 – A Volta dos Rebeldes (Return of the rebels)
1980 – Comeback Kid, The
1979 – Skatetown, U.S.A.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s